-
Arquitetos: Luigi Rosselli
- Área: 295 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Edward Birch, Justin Alexander
Descrição enviada pela equipe de projeto. No alto de um penhasco de rochas nos subúrbios do leste de Sydney, com vistas ao Queens Park e ao Parque Centenário, esta casa é um exemplo de vida vertical. Quatro pavimentos de altura, com apenas um no nível da rua e construído ao limite frontal, esta casa foi facilmente aprovada pelo Conselho de Waverley, poque era coerente com a topografia e os arquitetos demonstraram o impacto positivo gerado para o público e vizinhos.
O desenho natural do penhasco foi incorporado no espaço ao ar livre em forma de terraços e varandas, para compensar o jardim inacessível na parte inferior. O desenho das "tesouras" foi inspirado nas saliências rochosas naturais que podem ser encontradas neste local e nas paisagens costeiras de Sydney.
A fachada oeste da casa possui uma vista única à cidade e às montanhas sobre a vegetação do barranco e dos parques adjacentes. As projeções das varandas, persianas e venezianas, moderam o calor da orientação ocidental. Todos os cômodos possuem uma proteção solar exterior. A construção vertical, proteções solares e o bom uso dos materiais resultam numa casa sem ar condicionado.